Compartilhar no WhatsApp

Centro Cultural UFG terá cursos rápidos e gratuitos de cinema

Eventos

A REAU (Rodada de Estudos Audiovisuais) é a construção de mais um espaço para discussão, divulgação e reflexão sobre o audiovisual produzido no Brasil e no mundo.
Traduzido e vivenciado por vozes e formas múltiplas, o cinema não para de surpreender o mundo e também de se surpreender com o cotidiano, que se revela, dia após dia, muito mais estranho que a ficção.
Seja em busca de entendimento, de encontro e troca, ou mesmo como uma reação possível à(s) realidade(s), a rodada nasce em 2018 em Goiânia desejando a participação não apenas dos que estão diretamente envolvidos com o audiovisual, mas também daqueles que se deixam seduzir pelos sons e imagens ao nosso redor.

 

Sobre o evento

A 1ª edição da REAU coloca sons e imagens em questão. Foram convidados realizadores e pensadores cuja importância pode ser medida pela influência de sua produção audiovisual e acadêmica.

Com exibições de filmes abertas à comunidade, seguidas de bate-papos com seus diretores, esta primeira rodada desdobra-se em quatro cursos que abordam o documentário contemporâneo, a relação entre o cinema e a literatura, a direção de ficção e a produção executiva para cinema.

Todos os eventos da 1ª REAU são inteiramente gratuitos, porém sujeitos à disponibilidade de vagas e lotação do espaço.

 

Sobre os Cursos

A 1ª REAU promove uma série de encontros com realizadores, produtores e pesquisadores do cinema brasileiro. Na pauta das conversas, ética e estética no documentário de observação; dramaturgia e mise-en-scène; cinema e literatura; como otimizar a produção executiva.

Todas as atividades serão realizadas no CCUFG – Praça Universitária
Para participar inscreva-se nos cursos que desejar, todos eles são inteiramente gratuitos, porém com vagas limitadas.

 

Documentário de observação – Com Marcos Pimentel – de 23 a 25 de abril

23/04, 19h – Exibição do longa A Parte do Mundo que me Pertence, seguida de conversa com o diretor.

24 e 25/04, 14 às 20h:

  • Estudo de técnicas narrativas, possibilidades de tratamento e abordagem estética no campo do documentário de observação.
  • O elemento da crise no universo documental e sua incorporação na constituição da performance do personagem.
  • O uso de dispositivos e artifícios detonadores que auxiliam a elaboração da narrativa no documentário observacional.
  • A tomada de decisões e a construção subjetiva do discurso através da observação.
  • Reflexões sobre poesia e prosa na estrutura dramática do cinema de não ficção.
  • Ética e estética no universo do documentário de observação.
  • Escolas, tendências e autores contemporâneos que se valeram de técnicas de observação para construir seus discursos cinematográficos.

 

Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual – Com Glaura Cardoso Vale – 02 e 03 de maio, 13h30 às 21h30

Serão trabalhados dois gestos presentes na construção de narrativas audiovisuais: o da escrita e o da leitura. Durante os encontros, será verificado como realizadoras e realizadores trabalham a dimensão textual em seus filmes, seja a partir de seus próprios diários ou cartas, seja por empréstimo, ao citar outros autores, ou mesmo as formas híbridas que misturam a escrita de si e do outro na tentativa de alcançar algo que parece distante temporal e territorialmente.

Entendendo a tela como uma página a ser preenchida, propõe-se construir, com os(as) participantes, pequenas narrativas. Partirá de excertos textuais e imagéticos, tendo em vista o trabalho experimental desde o primeiro cinema, quando os intertítulos auxiliavam na organização da montagem, até as formas livres presentes na contemporaneidade (dos irmãos Lumière, passando por Jean Epstein, até Chantal Akerman, Agnès Varda e Jonas Mekas, bem como Jean-Luc Godard e, no Brasil, Marilá Dardot, Letícia Parente, Daniel Ribeiro Duarte, Aloysio Raulino). Filme-carta, filme-diário, cinepoesia e filme-ensaio são algumas dessas formas a serem esmiuçadas. Procurão discutir e compreender a complexidade do processo de construção narrativa, desde a elaboração de uma proposta até as etapas de produção e montagem do material e sua difusão.

Nossa Música (2004, Jean-Luc+Godard)

Produção executiva para cinema – Com Luana Melgaço – 0 7 e 08 de maio, 13h30 às 21h30

O curso vai examinar a função e as atividades exercidas pela produção executiva de um filme, curta ou longa-metragem. Irá abordar desde a formatação de projetos para fundos/editais e captação de patrocínio até a gestão dos recursos do orçamento ao longo do desenvolvimento, produção, finalização e comercialização.

Trata, ainda, da relação com os outros departamentos dentro do filme e com o processo criativo, além de estratégias de otimização do processo de produção audiovisual. A oficina inclui exibição de trechos de filmes para análise de caso, compartilhamento de planilhas, documentos e da experiência de Luana Melgaço nos seus mais de dez anos de carreira como produtora executiva.

Grade do curso:

  • O ofício do produtor executivo;
  • Gerenciamento de recursos e administração do orçamento;
  • Equipe e cronograma;
  • Formatação de projetos para fundos, editais e captação de patrocínios;
  • Diferença entre gestão e produção executiva de projetos audiovisuais;
  • Otimização do processo de  produção  audiovisual;
  • Estudo de casos: longas, médias e curtas-metragens.

 

 

Direção Cinematográfica – Com Erico Rassi – de 14 a 16 de maio

14.05, 19h – Exibição do longa Comeback, seguida de conversa com o diretor.

15 e 16.05, 14 às 20h – A linguagem do cinema permite que se encene e registre uma sequência das mais diversas e incontáveis formas. Através da análise comparativa de algumas sequências nas obras de grandes realizadores, o curso pretende explorar as diferenças de abordagem utilizadas por eles na realização de seus filmes.

Grade do curso:

  • Os meandros da direção cinematográfica.
  • A construção e a realização de um olhar: o que se vê e a forma como se vê.
  • A relação do diretor com as outras funções, em especial com produtor e o roteirista.
  • A dramaturgia e a mise-en-scène.
  • Estudo e análise de sequências plano a plano.
  • Estudos e análise da mise-en-scène nas obras de grandes realizadores.
  • Cinematografias comparadas: as semelhanças e diferenças estéticas e narrativas entre realizadores.
  • Exemplificação de diferentes maneiras de abordagem e procedimentos cinematográficos.
Cena do curta “Um Pra Um”

 

Exibições

Em sua 1ª edição a REAU promove duas sessões abertas.

Dia 23 de abril, às 19 horas, no CCUFG, o documentário inédito em Goiás A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE, último filme de Marcos Pimentel (melhor longa da mostra NOVOS RUMOS – Festival do Rio 2017), que depois da exibição abre o microfone para um bate-papo com a plateia.

Dia 14 de maio, às 19 horas, no CCUFG, o filme COMEBACK – prêmio de melhor direção e melhor filme pela crítica no FESTin–Lisboa, Portugal, protagonizado por Nelson Xavier – troféu de melhor ator no Festival do Rio 2016. Logo após, Erico também convida o público para uma conversa sobre o filme.
Todas as exibições são abertas ao público e totalmente gratuitas, ainda que sujeitas à lotação do espaço.

 

Onde: CCUFG – Centro Cultural UFG, Praça Universitária
Quando: 23 de abril a 16 de maio
Quanto: gratuito (sujeito a lotação)
Certificados: 80 horas-aula / 20 horas cada curso
Inscrições: https://www.cinemareau.com/inscricoes
Site oficial: https://www.cinemareau.com/
Contato: reau@nonanuvem.com.br









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site