O Goiânia Mostra Curtas 2018 exibirá 76 curtas-metragens, sendo São Paulo, Goiás, Pernambuco e Rio de Janeiro são os estados com mais produções selecionadas
Além da exibição cinematográfica, a 18ª edição do Goiânia Mostra Curtas oferece atividades de formação para profissionais e interessados em atuar na área audiovisual, como debate, encontro de realizadores de filmes, painéis, masterclass, oficinas, lançamentos literários e ainda o laboratório de roteiros audiovisuais, cujas inscrições ficaram abertas até 31 de agosto.
Goiânia Mostra Curtas 2018: saiba as categorias que terão na 18ª edição
A 18ª edição da Goiânia Mostra Curtas vai exibir 76 filmes durante o festival, que será realizado entre os dias 2 e 7 de outubro, no Teatro Goiânia.
Durante os seis dias de mostra, o público poderá conferir gratuitamente produções audiovisuais de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para as mostras competitivas, serão exibidos 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e 4 experimental.
Neste ano, 999 curtas-metragens de 25 estados, além do Distrito Federal, foram enviados à curadoria da mostra. Do número total de filmes selecionados, 41 produções contam com mulheres à frente da sua direção.
Para a diretora geral do festival, Maria Abdalla,
“chegar à 18ª edição da Goiânia Mostra Curtas e poder contemplar diferentes formatos e gêneros de curtas-metragens e, ainda, ter a oportunidade de apresentar um panorama amplo de diversas regiões brasileiras é muito gratificante. Esse número expressivo de inscrições para o festival e a participação de quase todos os estados demonstram a evolução no cenário audiovisual brasileiro”.
Além da exibição cinematográfica, o Goiânia Mostra Curtas 2018 oferece atividades de formação para profissionais e interessados em atuar na área audiovisual, como debate, encontro de realizadores de filmes, painéis, masterclass, oficinas, lançamentos literários e ainda o laboratório de roteiros audiovisuais, cujas inscrições estão abertas até 31 de agosto.
Goiânia Mostra Curtas 2018: As categorias
Curta Mostra Brasil
A programação conta com cinco mostras competitivas – a maior, a Curta Mostra Brasil, conta com 36 filmes de 15 estados e o Distrito Federal. Entre a seleção, que apresenta um panorama atual da produção nacional em curta-metragem inclusive com obras premiadas em festivais nacionais e internacionais, além dos títulos inéditos.
A lista traz produções do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Sul e Goiás.
A curadoria da Curta Mostra Brasil é assinada por Maria Abdalla.
Curta Mostra Goiás
Há, também, espaço reservado para as produções goianas, com a Curta Mostra Goiás. 12 filmes foram selecionados para esta categoria competitiva.
A Curta Mostra Goiás visa apresentar a produção local em notório crescimento, sob seleção de Pedro Maciel Guimarães. Deste número, serão 6 produções de ficção, 3 do gênero experimental, 2 de documentário e 1 animação.
Curta Mostra Animação
Com o objetivo de valorizar a produção nacional de curtas-metragens de animação cada vez mais expressiva, a Curta Mostra Animação traz 15 produções representantes de 6 estados.
– São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco –
Selecionadas pelo curador, roteirista e animador César Cabral.
Mostrinha
O público infantil tem a sua vez na Mostrinha. Serão exibidos 6 filmes, de 4 estados diferentes, com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema. A mostrinha terá acompanhamento de Gabriela Romeu.
Curta Mostra Cinema nos Bairros
Para a Curta Mostra Cinema nos Bairros, também competitiva, visa ampliar a democratização do cinema. Com exibições em alguns bairros da capital goiana, a curadora Maria Abdalla selecionou 8 filmes de 5 estados.
Curta Mostra Especial
Já na Curta Mostra Especial, que não se enquadra como competitiva e tem como tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo”, serão exibidos 12 curtas-metragens selecionados pela diretora, roteirista e antropóloga Maíra Bühler.
As premiações
Os filmes que integram a Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Animação, serão avaliados nas categorias:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Prêmio Especial do Júri
- Júri Sesc TV
- Júri CineBrasil TV
- Elo Company
Além dos prêmios cedidos pelas empresas de audiovisual, todos os curtas-metragens escolhidos pelos júris, incluindo o júri popular, recebem o Troféu Icumam.
Goiânia Mostra Curtas 2018: Realização
Com patrocínio da RTE – Rodonaves Transportes, através da Lei Goyazes. Incentivo institucional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual. Apresentado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Com o apoio da Unimed Goiânia.
O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto. A equipe está sempre em busca de outros parceiros. Empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.
O que: 18ª Goiânia Mostra Curtas
Quando: de 2 a 7 de outubro de 2018
Onde: Teatro Goiânia – Avenida Tocantins, com rua 23, nº 252, Setor Central. Goiânia-GO
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://www.goianiamostracurtas.com.br
Clique aqui para ver mais notícias sobre o Goiânia Mostra Curtas
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site