Cineclube Provoca Debate “O Leitor” de Stephen Daldry
Caldas Novas ingressou no Circuito Cineclubista há quatro anos com o Cineclube Provocação. As primeiras atividades em Caldas Novas aconteceram em parceria com o Curta Caldas, coordenado por Edson Correa e com a Cineclubista Dina Souza, que participaram do Encontro Cineclubista do Instituto Federal de Goiás em 2015. O Cineclube Provocação, coordenado eficientemente pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu, participou do Circuito Cineclubista de Cinema realizado em 2018, com o filme “Menina de Barro”. Realiza suas atividades de cine-debates e oficinas cineclubistas na Biblioteca Municipal Josino Bretas.
Nesta terça-feira, 24 de janeiro às 19 horas, pelo Canal do Youtube do Cineclube Provocação. Debateremos o filme “O Leitor” do diretor britânico Stephen Saldry, que também dirigiu os premiados “Billy Elliot” (2000) e “As Horas” (2002). Em uma Alemanha pós-nazista, um adolescente vive um relacionamento de verão com uma mulher mais velha. Tudo indica um romance saudosista que afetou a vida sentimental do jovem e seus futuros relacionamentos. O filme transforma-se em um drama revisionista sobre um fantasma que assola a Alemanha. O Nazismo que atravessa a sociedade alemã pós-segunda guerra. Os convidados ao debate são os amigos de sempre, os professores Heverson Souza, Mirian Bizzotto e Joseângela Oliveira e desafiamos o doutor Júlio Resplande a debater conosco este filme que reflete as experiências vividas no filme.
Filmes como “O Dossiê Odessa” (1974) do diretor Ronald Neame, estrelado por Jon Voight, pai de Angelina Jolie, sobre o encobrimento de empresas e autoridades alemãs a uma sociedade nazista e de criminais de guerra. O filme alemão “Labirinto de mentiras” (2015) de Giulio Ricciarelli que narra a história de um promotor de justiça que assume um caso que mexe com as raízes do nazismo na sociedade alemã, 20 anos após o final da guerra e “Nunca deixe de lembrar” (2018) de Florian Henckel von Donnersmarck sobre a influência da política nas artes e na cultura de um país enfraquecido pelas crises política e econômica, levando ao totalitarismo e a um radicalismo desmedido.
O filme “O Leitor” deve ser assistido e participe do debate. Lembrando as palavras da filósofa alemã Hannah Arendt sobre o nazismo em seu livro “A banalidade do Mal”: Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem despreza. Abdicar de pensar também é crime.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes – Cineclube Provoca Debate “O Leitor” de Stephen Daldry:
- Saiba mais sobre o filme A Piscina de Caíque. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Nada de novo no front . Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Argentina, 1985. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Águas Profundas de Adrian Lyne. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Sentimental, Um Filme Espanhol De Cesc Gay. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a série Ventos De Água, Uma Produção Argentina Sobre Imigração. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site