Cineclubismo no Fica
Compartilhar no WhatsApp

Cineclubismo no Fica

Colunas, Notícia

Cineclubismo no Fica

Os cineclubes goianos foram convidados a participar da programação do Festival Internacional de Cinema Ambiental pelo Programa de Impulsionamento Cultural (COLMEIA) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás. Realizado na sexta-feira, 14 de junho, este programa COLMEIA esta conformado pelo MEL, um Encontro com Agentes Culturais com o tema “Como fazer difusão e formação audiovisual por meio de cineclubes”, apresentado pelos cineclubistas Kely Silva do Cineclube da Luluzinha de Goiânia, Analu do Cineclube Lió Mãe Preta de Cavalcante e Alexandre Augusto do Cineclube Zabrinskie de Goiânia e o NÉCTAR, um Laboratório de Projetos Culturais Coletivos com Desenvolvimento de Projetos de Cineclubes para Editais Públicos com Tadeu Ribeiro do Cineclube COEPI de Pirenópolis.

Cineclubismo no Fica

No dia 15 de junho foi realizado o Encontro Cineclubista no FICA com o tema “Cineclubismo em Goiás”, com a moderação de Leo Cassimir do Cineclube Catedral de Goiânia. Uma das resoluções do Encontro foi à criação de uma comissão para organizar as atividades da União de Cineclubes de Goiás, entre elas propor táticas e estratégias para o desenvolvimento do Cineclubismo no Estado. Foram escolhidos Aline Alves e Edson Barbosa, ambos do Cineclube Severina de Aparecida, Francisco Lillo do Cineclube Imigração de Goiânia, Gabriel Alves do Cineclube Rosinha do Brejo de Goiás, Helena Carvalho do Cineclube Provocação de Caldas Novas, Leo Cassimir do Cineclube Catedral de Goiânia, Marta Faria do Cineclube Lió Mãe Preta de Cavalcante.

Concluímos a participação no fica com a exibição de três filmes na Casa de Memoria do Judiciário na Mostra Cineclubista com os filmes “O cinema que não se vê” de Erik Ely, “Dona Elia em dança Sussa” de Ivan Carvalho e “Cineclubismo em Goiás” de Francisco Lillo. O Encerramento foi realizado com o parceiro local e anfitrião Cineclube Rosinha do Brejo em seu espaço no centro da cidade.

Cineclubismo no Fica

Os Cineclubes que participaram foram 11 (Catedral, Coepi, Imigração, Lió Mãe Preta, Luluzinha, Octo Marques, Provocação, Rosinha do Brejo, Severina, Xicara da Silva e Zabrinskie) com participação de 7 cidades (Anápolis, Aparecida, Caldas Novas, Cavalcante, Goiânia, Goiás e Pirenópolis).

O Cineclubismo mostra sua força com a parceria com Festivais importantes como o Festival FAVERA de Goiânia e o FICA da cidade de Goiás. Até o final do ano se projetam os Encontros no FIVAC, festival escolar de Goiânia, o Festival de Anápolis e o AFIC de Acreúna. Os Encontros cineclubistas são espaços para reunião e debate de amigos cineclubistas que pensam no futuro do cinema e audiovisual produzido no nosso Estado.

Acompanhe as atividades do Cineclubismo e do Cinema pelas Redes Sociais dos Cineclubes goianos e pela pagina CINEGOIANIA.

Viva o Cinema Goiano e Brasileiro.

 

 

Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre o Cineclubismo no Fica:

  • Saiba mais sobre a Sessão de Curtas no Sesc Centro. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Programação Cineclubista de Junho de 2024. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre Cineclubes Encontram-se no Festival Favera. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Sessão Dupla do Vingador Tóxico e CinecluB na Sala Mais Charmosa de Goiânia. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Homenagem ao Cineclubismo Goiano Pela Alego. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme A Sociedade da Neve. Clique aqui.

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *