Cineclube Portelândia
Compartilhar no WhatsApp

Cineclube Portelândia

Colunas, Notícia

Cineclube Portelândia

A cidade de Portelândia no Sudoeste goiano, com aproximadamente cinco mil habitantes, próximo a cidade de Mineiros e com a realização da Festa do Carreiro no mês de maio que caracteriza o auge da agenda cultural da cidade. A Secretária de Cultura, Helenamar Borges assumiu um novo desafio desde o ano de 2023. Proponente da criação do Cineclube Portelândia no Fundo de Arte e Cultura (FAC) do governo estadual, que não foi contemplado, em uma parceria com a União de Cineclubes de Goiânia, realiza atividades de Oficinas de Formação Cineclubista e de Cinema e Educação desde 2023, no Fórum municipal da Lei Paulo Gustavo, onde orientou os artesãos e artistas locais para apresentarem projetos audiovisuais na lei.

Na Lei Paulo Gustavo foram contemplados 4 projetos audiovisuais, sendo 2 documentários e 2 videoclipes. Os contemplados receberão uma oficina de 10 horas para produção audiovisual denominada “Como realizar um filme com celular, planejamento, comunicação, gravação e edição”, realizada pelo cineclubista Francisco Lillo, coordenador da União de Cineclubes de Goiânia. Além da oficina de produção, será realizada a “Oficina de Cinema e Educação” na Escola pública da cidade. Esta oficina será realizada para alunos do matutino e vespertino, incentivando e conscientizando a aplicação da Lei Federal 13.006, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de 2 horas de Cinema Brasileiro ao mês.

A primeira sessão do Cineclube Portelândia foi realizada no dia 23 de agosto às 19 horas no Centro Catequético Nossa Senhora da Consolata, pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Festa do Carreiro. Contando com umas 10 pessoas, os participantes assistiram filmes goianos como “A Piscina do Caíque” de Raphael Gustavo da Silva e “O Cinema que não se vê” de Erik Eli, também produções locais realizadas em Portelândia.

Cineclube Portelândia

A criação do Cineclube Portelândia e sua coordenadora Helenamar Borges, estimulada pela potencialidade do Cineclubismo e a capacidade de gerar redes de apoio fez com que a União de Cineclubes de Goiânia reconhece-se o seu compromisso com o audiovisual goiano e inclui-se Helenamar na homenagem aos cineclubes da Câmara Municipal de Goiânia no dia 21 de fevereiro e também na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) no dia 06 de maio. O Cineclube Portelândia estará presente no Encontro Cineclubista do Festival Vera Cruz (FAVERA) no dia 26 de maio.

O fortalecimento do Cineclubismo em Goiás se consolida com a criação de cineclubes no interior do Estado, participando dos eventos culturais cineclubistas e nas atividades de organização e formação do Cineclubismo Goiano.

 

 

 

Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre o Cineclube Portelândia:

  • Saiba mais sobre a Homenagem ao Cineclubismo Goiano Pela Alego. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes de Goiás no Mês de Maio. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Sessão Dupla do Vingador Tóxico e CinecluB. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cinema Chileno e a Política. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Despertar Otonhal nos “Dias Perfeitos” de Win Wenders. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme A Cor Púrpura de Spielberg. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme A Sociedade da Neve. Clique aqui.

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *