Esse ano a “Mostra Trash” pretende surpreender o público com seus filmes fantásticos e outras novidades
Primeiramente, vamos entender o que é “Mostra Trash”, afinal, só estudantes e amantes de cinema e audiovisual devem conhecer esse evento. Mas nós, meros mortais, também queremos um pouco de cultura trash na nossa vida. Afinal, quem é que não gosta de uma novidade? De um programa diferente no seu dia comum? É isso que a Mostra Trash traz para o público goiano desde 1999.
Pois é, a Mostra Trash já tem alguns anos de vida, sempre trazendo novidades do cinema e muito aprendizado.
A Mostra surgiu como uma ideia de divulgar os filmes independentes conhecidos como Trash. Na década de 90, quando o cinema se popularizou no Brasil, abriu portas para os profissionais de áudio visual mostrarem o seu trabalho mas, fazer cinema naquela época não era tarefa fácil. Exigia muito tempo e dinheiro. As gravações eram feitas em películas (aquela fita de plástico escura das câmeras antigas, também conhecidos como “negativos”), e os equipamentos eram estrondosos, acho que por isso Hitchcock sempre preferiu gravar dentro de studio, pra evitar a fadiga (risos).
Enfim, o fato é que fazer cinema era uma missão. Mas tinha uma galera que não aceitava isso, queria fazer cinema também. E fez. Os filmes dessa galera ficaram conhecidos como Trash que significa Lixo em inglês. Pois realmente não tinha a mesma qualidade audiovisual dos filmes profissionais. Era amador, mas era visto e vendido.
Com o passar dos anos o Trash foi ganhando respeito. Foi em 1999 que Márcio Paixão e Márcia Deretti criaram a Mostra Trash, para divulgar esses filmes cheios de histórias pra contar. A mostra fez muito sucesso por um tempo, até que o nome começou a afastar as pessoas. O que era o diferencial estava assustando o público e deixando os produtores com medo de divulgar seu material no evento. Com isso, a Mostra teve que se reinventar e virou “Trash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico”, o nome Trash se mantém até hoje, mas ainda há a possibilidade de mudança, o tema passou a ser Cinema Fantástico, com filmes de horror, fantasia e ficção científica. A mostra também abriu as portas para inscrições internacionais. A conversa agora ficou séria.
Em 2016, foram mais de dois mil filmes inscritos de mais de cem países diferentes.
A mostra costumava acontecer no Cine Cultura, também conhecido como Centro Cultural Marieta Telles. Mas esse ano a novidade é o novo espaço, a mostra será no Cinema Lumière do Shopping Bougainville. As oficinas e Workshops continuam e todo o evento é gratuito.
Esse ano a mostra abre com a lenda do cinema brasileiro Zé do Caixão com o filme “Coração das Trevas”. Também será exibido um filme para dar orgulho em qualquer comedor de pamonha e roedor de pequi, o filme goiano “Terra e Luz” de Renné França, um filme digno da Mostra Trash, pouca grana e muita garra e talento.
Se prepare para assistir 80 filmes de peso, debates, convidados, workshops, oficinas e lançamentos. A Trash – Mostra de Cinema Internacional Fantástico, aguarda você.
A programação completa e outras informações você encontra no site oficial do evento clicando aqui.
Onde: Cinema Lumière do Shopping Bougainville, St. Marista
Quando: 06 a 10 de dezembro de 2017
Quanto: Evento gratuito
Texto por Mayara Scalon
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site