Dia 20 de junho é comemorado o dia internacional do surf e que tal pegar àquela onda perfeita, no cinema, claro. São inúmeros os filmes sobre o assunto, desde animações infantis até filmes com conteúdo documentarista. Pensando nisto, preparamos uma lista de alguns filmes que valem a pena serem assistidos, pois o cinema também alimenta-se de esportes, presentes cada vez mais na vida do ser humano, seja pela saúde, pela estética ou por pura emoção e desafio.
O surf ficou conhecido apenas na década de 1779 quando James King, um tenente, começou a escrever diários e falar sobre a nova onda. Em uma expedição britânica, o tenente King falava de seu novo passatempo em águas havaianas. A partir disso, os europeus continuaram a usar o Havaí cada vez mais como travessia do Oceano Pacífico e após a colonização do país paradisíaco, os jesuítas acharam o novo esporte como uma conduta não aceita para a boa reputação, sendo proibido. E foi novamente praticado em meados de 1907 por nomes como George Freeth, que deu notoriedade ao surf.
Mas vamos aos filmes icônicos sobre o surf. Um deles é “Tudo por um sonho” (2012). O longa retrata a trajetória de Jay Moriarty no surf. Jay aos oito anos de idade quase morreu afogado, mas foi salvo pelo seu futuro professor/mentor. O tempo passa e Jay, agora um rapaz de 16 anos, treina pesado e disciplinado para enfrentar as famosas ondas de Mavericks, na Califórnia (EUA), consideradas umas das maiores ondas do mundo. O filme foi dirigido por Curtis Hanson e Michael Apted.
Outro filme muito bom, lançado em 2002, é “A onda dos sonhos”. O filme traz três garotas que estão vivendo em uma barraca de praia. Uma dessas garotas é Anne Marie, que se levanta todos os dias bem cedo para buscar as ondas perfeitas, preparando-se para competir no Rip Masters. Anne, garota bem disciplinada e focada treina todos os dias na esperança de vencer o campeonato, até que ela conhece Matt Tollman, um jogador de futebol. O filme mostra que o surf não é praia só de meninos, mas de meninas também.
E para comemorar o dia internacional do surf vale ressaltar também o “Caçadores de Emoção” (1991), é outro daqueles filmes que retratam toda a adrenalina que o surf proporciona. Dirigido pela norte-americana Kathryn Bigelow, o filme conta a história de um grupo de assaltantes de bancos, que são surfistas, e fazem uso do dinheiro roubado para pegar a onda perfeita.
Desconfiado disso, o FBI manda um de seus policiais infiltrar-se no grupo de surfistas para investigar e prender os possíveis culpados. E este policial é ninguém menos que Keanu Reeves, que precisa antes de tudo aprender a surfar e para isso, ele conta com a ajuda do líder do grupo, que é, claro, aquele sex symbol que você respeita, Patrick Swayze. A trama vai desenrolando-se e herói e vilão tornam-se cada vez mais amigos. Assista e confira mais!
Enfim, filmes são, por excelência, temáticos, culturais, sociais, e por quê não esportistas? O esporte já acompanha o homem desde há muito e o cinema não pode ignorar isso. A temática esportista é bem ampla não só no cinema hollywoodiano. E, no dia internacional do surf, vale a pena mergulhar no mundo do esporte e viver uma vida mais saudável, ativa, bem-humorada etc, e o cinema com esses filmes podem ajudar a incentivar a prática de esportes e até mesmo motivar aqueles que querem seguir profissionalmente nos esportes. Então, aloha!
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site