Compartilhar no WhatsApp

Hoje não é 11 de Setembro. Será?

Colunas

No texto de hoje, você vai entender porque 11 de abril é um dia tão marcante quanto 11 de setembro. Com tantos acontecimentos que mudaram significativamente o rumo do nosso futuro trazendo a era digital a tona.

 

O trocadilho do título foi proposital, pois hoje, 11 de Abril é uma data marcada por dois grandes acontecimentos. Sendo o primeiro, o aniversário de criação do computador pessoal Apple I (1976) e o segundo, o aniversário do lançamento da Apollo 13 (1970). Como é possível notar a década de 1970 foi marcada por eventos que ficaram marcados na história e nas lições de vida deixadas. Mas será que esses acontecimentos ficaram registrados apenas no calendário?

Como é de praxe, a sétima arte não trabalha com calendários fixos, porque as telonas são dinâmicas assim como a vida humana. Nesse sentido, o cinema adaptou bem os eventos de 11 de Abril de 1970, que foi quase um verdadeiro 11 de Setembro, e de 1976, que foi um lançamento histórico de sucesso. Foram lançados, respectivamente, o filme “Apollo 13” (1995) e “Piratas do Vale do Silício” (1999).

Bill Paxton, Kevin Bacon e Tom Hanks no filme “Apollo 13”

O filme “Apollo 13” conta com a atuação de ninguém menos que Tom Hanks, e conta a trajetória do lançamento da nave Apollo 13 ao espaço com o objetivo de pousar na lua. Mas no meio do caminho, ocorre uma grande explosão em um módulo de serviço da nave, que depois de tentar comunicar-se com a Terra, consegue retornar após alguns dias angustiantes no espaço e sem concluir o objetivo da missão já realizada anteriormente em 1969, pela Apollo 11.

Já o clássico da informática, “Piratas do Vale do Silício”, traz a história de dois grandes nomes que revolucionaram a história da informática mundial, Steve Jobs e Bill Gates. Com as ideias e invenções deles, a informática passou a fazer parte da vida das pessoas em geral. O filme conta simultaneamente a história de um e de outro e até os encontros que eles tiveram em vida. O longa também mostra a criação do Apple I, considerado um produto inovador para a época no que tange à venda de computadores bem montados, que proporcionaram uma experiência melhor na hora de uma pessoa adquirir um computador pessoal.

cena do filme “Piratas do Vale do Silício”, em que Steve Jobs mostra o Macintosh para Bill Gates e a equipe da Microsoft

 

De fato, o cinema pega seu material principal no cotidiano das pessoas, nos desastres científicos, nas “ameaças” tecnológicas, nas angústias humanas, nas comédias do dia a dia, nos fatos hilários, nas lições de vida, nos exemplos familiares, no sucesso profissional de pequenos e grandes nomes, na carreira decadente de alguns ídolos, na vida artística de cantores e atores, no sofrimento de doenças que acometem qualquer um, entre outros.

E o que pode ser notado claramente em ambos os filmes citados é que tanto para um lançamento espacial quanto para um lançamento tecnológico, é necessário haver planejamento, pois mesmo havendo planejamento, ele pode ser falho, sendo preciso ter na manga, um plano B, e principalmente, pessoas bem preparadas para lidar com o pior e também com o sucesso.

Senão o 11 de Abril torna-se 11 de Setembro e um Apollo 13 realmente ganha a alcunha de azarado pelo número 13 que o acompanha ao invés de ser um sucesso como um de seus antecessores, o Apollo 11, considerado “um grande passo para a humanidade”.

No cinema, números confundem-se, dias repetem-se, datas são esquecidas e lições ficam para sempre mesmo que hoje seja apenas 11 de Abril.

 

Texto por Michele Souza

 

Curtiu o meu texto? Então acompanhe a minha coluna aqui no Cine Goiânia! Clique aqui e veja todos os meus textos.









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site