John Wick 4 – Baba Yaga e a Jornada do Herói
John Wick 4, Baba Yaga é o filme que todos esperam, recheado de golpes, tiros e mortes, com uma atuação de Keanu Reeves interpretando o matador do bicho papão, um lendário assassino de aluguel, quase indestrutível em uma luta pela sobrevivência contra o submundo do crime em que ele era o principal exterminador.
A Jornada do Herói é uma construção da obra de Joseph Campbell, um mitólogo que descreve o caminho e desafios que o indivíduo deve percorrer para a conquista de uma meta. As dificuldades e as etapas de aprendizagem dentro de um caminho cheio de suplícios e angústias que o transformará em um sobrevivente, em um herói ou em um deus. Assim como nos textos bíblicos do líder que se sacrifica pelo bem dos outros. John Wick vai encontrando parceiros que se solidarizam com a sua luta e vai deixando corpos na esteira de sua jornada.
Minha geração assistiu muita tevê, não tínhamos muitas opções de canais e programas. Séries sobre heróis errantes que semanalmente esperávamos para acompanhar estes personagens que eram importantes nos anos setenta. O pequeno salta-monte, Kwai Chang Caine, interpretado por David Carradine. Um monge Shaolin, perito em artes marciais, que foge da China após a morte de seu mestre e enfrenta o mal no velho oeste dos Estados Unidos em uma procura pelo equilíbrio e o reencontro, recheado de lembranças e aprendizagens.
Nos anos oitenta, assistíamos pela televisão a serie japonesa “Samurai Fugitivo”, que narra o mangá “Kozure Õkami”, com roteiro de Kazuo Koike e desenhos de Goseki Kojima. Conhecido como o “Lobo Solitário” um ronin, samurai em desgraça, que peregrina com seu filho em uma silenciosa e interminável jornada de sobrevivência no Japão feudal.
O último desses personagens míticos vem do cinema, trata-se de “Highlander, o guerreiro imortal” (1986) de Russell Mulcahy, interpretado por Christopher Lambert, um imortal guerreiro escocês do século XVI, que deve combater outros imortais, cortando-lhes a cabeça, até sobrar o único imortal, assim como John Wick, este filme teve outras 3 sequelas e acompanhamos a jornada do herói que nunca morre.
John Wick é um filme com todas as características da jornada do herói. Resiste à ausência do amor no primeiro filme, nas outras sequências o personagem vive desafios pela sobrevivência e a vingança. Vítima das disputas de poder em um submundo onde a sua cabeça tem um preço, a luta pela vida e a morte esta presente nesta jornada que não termina com a sua morte.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre John Wick 4 – Baba Yaga e a Jornada do Herói:
- Saiba mais sobre o filme A Brigada da Chefe de Louis-Julien Petit. Clique aqui!
- Saiba mais sobre Programação dos Cineclubes Abril/2023. Clique aqui!
- Saiba mais sobre os Vencedores do Oscar 2023. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme “Guerreiras” Série Francesa Sobre a 1ª Guerra Mundial. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme A piscina de Caíque. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Nada de novo no front . Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site