La Memoria Infinita
Compartilhar no WhatsApp

La Memoria Infinita

Colunas, Notícia

La Memoria Infinita

O Cineclube Imigração foi criado em 2014 por integrantes do Cineclube SINPRO, do Sindicato dos Professores da Rede Particular, Deboráh Caroline e Francisco Lillo abriram o Imigração para debater temas como a Imigração, Educação e Cinema. Posteriormente, ingressou na equipe, o chileno Rafael Sepulveda, um impulsionador de diversos Cineclubes em Goiás. Uma das temáticas abordadas foi à colônia chilena no Estado e produziu os filmes “The Chilean Roadmovie: Fragmentos em Goiás” de Nicolas Pienovi, “Chilenos em Goiás” e “Cineclubismo em Goiás” de Francisco Lillo.

“La Memoria Infinita” realizado por Maite Alberdi em 2023, conta a história de um jornalista, Augusto Góngora, um personagem presente no jornalismo chileno desde a clandestinidade na época da ditadura militar de Pinochet nos anos 80, com a série denúncia “Teleanalisis”, um registro das imagens e das histórias proibidas pela ditadura até a consolidação democrática até 2020, na produção dos programas “Cinevideo” sobre a formação cinematográfica para todo espectador,  “ De Olho com a Arte” aproximando as artes ao público em geral e “O Show dos livros” uma série premiada com o escritor Antonio Skármeta e concluiu sua trajetória no Conselho Consultivo da Televisão pública chilena. O paradoxo de Góngora é que foi responsável pelo livro “Chile: A Memoria proibida”, relatos de uma das mais cruéis ditaduras da América do sul, editado em 1989.

O filme nos apresenta 3 personagens importantes, o Jornalista Augusto Góngora, sua companheira, atriz e Ministra da cultura do Governo Bachelet, Paulina Urrutia e o terceiro personagem e o Alzheimer, essa doença incurável e trágica que vai corroendo a memória, os sonhos e as realizações das pessoas que passam toda a vida resgatando suas lembranças em quadros, fotos, vídeos e anteriormente no relato oral de pessoa a pessoa, em conversas que se apagam e que são preservadas para a prosperidade em uma memória infinita.

O debate será pelo link do Youtube da União de Cineclubes de Goiânia, realizado em espanhol com convidados especiais, desde a cidade de Arica no Chile, a professora Ginneta Villanueva, que participou de várias lives do Imigração no período da Pandemia da Covid 19. Outra convidada é a chilena, também com raízes em Arica, Arquiteta e representante do Cineclube Bauhaus, Maria Francisca Sanhueza Bocchio e o Doutor Júlio Resplande que participou de alguns debates sobre a memória, como foi “Para Sempre Alice”. A apresentação será realizada pelo professor Francisco Lillo.

Assista e pratique o seu espanhol no Cineclube Imigração.

Acompanhe a programação dos Cineclubes Goianos pelo CINEGOIANIA, uma pagina dedicada ao Cinema do nosso estado.

Viva o Cinema e o Cineclubismo goiano.

Acessar o Youtube da União de Cineclubes de Goiânia. Clique aqui!

 

La Memoria Infinita

 

 

Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre o filme La Memoria Infinita:

  • Saiba mais sobre o Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre Napoleão de Ridley Scott. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes de Janeiro 2024. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Resposta dos Cineclubes Goianos aos Resultados da Lei Paulo Gustavo do Estado de Goiás. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Mapeamento de Cineclubes de Goiás. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre Cinema, imigração e Memória. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme Violeta se Foi Para o Céu. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre Diálogos Cineclubistas em Goiânia. Clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *