Machuca de Andres Wood
O filme do realizador chileno Andrés Wood, “Machuca” (2004) é um drama juvenil de uma sociedade doente e dividida pela política. Uma experiência pedagógica de socialização e tolerância, desenvolvida em um colégio católico de classe média alta chilena. Um grupo de jovens da favela é convidado a estudar num colégio frequentado por filhos de empresários e funcionários públicos de alta patente para que interajam e demonstrem a tolerância e acolhimento da formação católica. Superando as desigualdades sociais e econômicas que imperaram no Chile dos anos 70. O momento é histórico na sociedade chilena, que elegeu um presidente socialista, o médico Salvador Allende, acusado pela direita de levar a economia à quebra e o país ao comunismo, enquanto que a esquerda o acusa de ser reformista e sem compromisso com as transformações sociais e econômicas que o país necessita.
As relações de amizade entre o Brasil e o Chile remontam desde o período da independência de ambas as nações. Países que não tem limites fronteiriços, porém historicamente são aliados contra possíveis ameaças externas. Nas eleições deste ano, tivemos um candidato à Presidência do Brasil que criticou a conduta do atual presidente chileno, Gabriel Boric. Nos anos 70, o Presidente Allende recebeu 10 mil exilados políticos brasileiros que fugiam da ditadura militar, entre eles, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Governador José Serra, o Senador Fernando Gabeira, o Prefeito do Rio, Cesar Maia e seu filho Rodrigo Maia, que foi presidente da Câmara de Deputados, e que nasceu na cidade de Antofagasta no norte do Chile. Em 1973, com o golpe militar do general Pinochet, o Brasil foi à primeira nação a reconhecer o novo governo e a estabelecer uma linha de crédito para dar sustentabilidade econômica ao novo governo militar.
Alguma referência cinematográfica sobre o tema, o documentarista brasileiro Silvio Tendler realiza uma revisão histórica da cultura ocidental em seu filme “Utopia e Barbárie” (2009), ilustrando as relações políticas entre ambos os países no período que vai entre 1964 até 2008. Outro filme sobre estas relações podem ser apreciadas no drama “Em teu nome” (2009) de Paulo Nascimento. O relato de Boni, um estudante gaúcho de engenharia que entra para a luta armada, é preso e trocado pelo embaixador suíço, que tinha sido sequestrado por um grupo guerrilheiro, para libertar 70 presos políticos que foram enviados para o Chile. Recebidos pelo Presidente Allende, puderam vivenciar a experiência chilena ao socialismo até 1973, quando devem experimentar novo exílio, alguns partem para Argélia na África e outros para Europa.
O filme “Machuca” não é sobre política. O tema é a amizade entre dois garotos, Pedro Machuca, pobre, deslumbrado e honesto e Gonzalo Infante, filho de funcionário público, ingênuo e mimado. Os jovens descobrem as diferenças promovidas pela desigualdade social, econômica e política, assim como, pela atração por mulheres, o sexo e a solidariedade. Porém um acontecimento político desencadeia uma transformação na vida dos jovens e do país.
“Machuca” é um filme sobre a vida, sobre a educação e principalmente sobre a amizade. Este filme esta disponível na Netflix, sendo considerado uma joia do cinema latino-americano.
Por Francisco Lillo
Veja Mais sobre Machuca de Andres Wood:
- Saiba mais sobre o filme Boa sorte, Leo Grande. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Nunca deixe de lembrar. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Falcão e o Soldado Invernal – O Mundo Depois de Vingadores Ultimato. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Love And Monsters – Mais Monstros Do Que Amor. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Fúria Incontrolável – Acabando de Vez com a Fé na Humanidade. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Mulher Maravilha 1984 – Um Filme Datado Repleto de Estereótipos Atuais. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site