Programação dos Cineclubes de Agosto 2023
Os Cineclubes goianos apresentam sua programação do mês de agosto com filmes clássicos que reconhecem os realizadores com reconhecimento internacional, diretores como o espanhol Carlos Saura ou o Francês Jean-Luc Godard mostram-nos filmes que marcaram a ideologia de um momento importante na guerra fria ou representavam um novo posicionamento ideológico, um socialismo europeu, transformações sociais com um capitalismo estatal ao estilo francês.
Nesta programação teremos os cineclubes do interior mostrando a importância do Cineclubismo goiano e a abordagem de temas tão profundos na política, na ecologia e nos valores sociais que são fundamentais para o desenvolvimento de um Brasil melhor. Alexânia (Olhos d’Agua), Caldas Novas, Catalão e Pirenópolis representam os Cineclubes goianos que democratizam o audiovisual para a população de Goiás.
O Cine Naco de Olhos d’Água, coordenado por Eduardo Alonso exibirá o filme “Mamãe faz 100 anos” do diretor espanhol Carlos Saura, um dos diretores mais importantes do cinema espanhol dos anos 70 e 80. Realizou a trilogia política espanhola, que faz uma radiografia da sociedade espanhola, com os títulos “Ana e os lobos” (1973), “Cria corvos” (1976) e “Mamão faz 100 anos” (1979). Outra trilogia conhecida é a das óperas “Bodas de Sangue” (1981), “Carmem” (1983) e “Amor Bruxo” (1986). Saura é um responsável pela memória e pela cinematografia espanhola que repercutiu após a abertura da Ditadura do Generalíssimo Franco.
O Cineclube Utopias do Cerrado de Catalão, coordenado pelo professor Rogério Bianchi exibirá o filme “A Chinesa” (1967) de Jean-Luc Godard, representante da Nouvelle Vague francesa, um visionário de um cinema que influenciou o cinema mundial e principalmente o latino, diretores brasileiros que estavam órfãos de uma referência cinematográfica que se distanciava do Cinema hollywoodiano.
O Cineclube Provocação de Caldas Novas, coordenado por Helena Carvalho Sicsu, exibirá um novo clássico do cinema, “A Insustentável leveza do Ser” de Philip Kaufman, baseado no livro do escritor checo Milan Kundera, que faleceu em Julho. Este filme é uma referência e uma crítica a dominação russa na República da Tchecoslováquia e o levante dos jovens na conhecida “Primavera de Praga” quando os tanques russos arrasaram a resistência de novos ares democráticos na Cortina de Ferro.
Temos uma diversidade cinematográfica nesta programação que você pode acompanhar pelas redes sociais dos cineclubes e pela revista cinematográfica Cinegoiania. Acompanhe e participe dos cineclubes goianos. Representamos a democratização do audiovisual no Estado de Goiás.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre a Programação dos Cineclubes de Agosto 2023:
- Saiba mais sobre a Lei Paulo Gustavo em Goiás. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cinema em Goiás 2. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes Goiano em Julho. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Diálogo Cineclubista Goiano com o MINC. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube Imigração. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme “A Chave De Sarah” no Cineclube Provocação. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Um Intruso no Porão. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Velozes e Furiosos 10 – O Retorno Explosivo. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site