Programação dos Cineclubes de Outubro de 2024
Os Cineclubes goianos apresentam sua programação com uma diversidade importante de atividades e propostas. No mês de outubro as cidades presentes são Alexânia com o Cine Naco em Olhos d’Água, Aparecida com o Cineclube Severina e o Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania e Cineclubes Kurosawa com sua exibição de Animes, Caldas Novas com sua programação on-line do Cineclube Provocação e Goiânia com o Cineclube Laranjeiras do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG e seus parceiros e finalizando o Cineclube Imigração com sua sessão em espanhol com convidados internacionais.
O Cineclube Laranjeiras é um projeto de extensão à comunidade e inclui a participação não somente dos produtores do cineclube (organizadores, curadores, realizadores, logística), mas também da comunidade como participantes. Constitui oportunidade de promover a integração entre a UEG e a unidade LARANJEIRAS com a região onde esta se insere através da divulgação de obras significativas da produção cinematográfica local, nacional e mundial em forma de apresentações seguidos de debates. Criado em 2010 com a participação de Marcelo Benfica e sendo um dos cineclubes com mais continuidade e permanência no estado. Neste mês, com a parceria do CMEI Buriti Sereno na programação Dia da Criança e com Curadoria de Cineclubes de Curtas Brasileiros e a debatedora convidada é a Professora Ana Claudia Amorim.
A sessão do dia 16 será no auditório UEG Laranjeiras com a Produção Audiovisual Goiana Contemporânea com filmes aprovados pela Lei Paulo Gustavo. “As deslumbrantes paisagens goianas” de Meirilinda santos Silva, “Eles fazem cinema: As novas vozes do cinema goiano” de Raquel Rosa, “Cidade em foco: Goiânia vista do alto” de Milena Ribeiro, “Surpresa” de Camila Feitas e “Pêndulo” de Isis Dias. Uma proposta interessante dos jovens realizadores goianos.
No Cineclubismo exibido no interior, o Cine Naco, coordenado pelo economista Eduardo Alonso desde 2019, com uma programação especial de clássicos que engrandecem as artes cinematográficas. “O Leopardo” do italiano Luchino Visconti que mostra a situação da crise vivida na península itálica no período da unificação italiana, época responsável pela chegada de milhares de italianos que colaboraram com cultura e as tradições no Brasil. Outro filme sútil é “A Festa de Babette” do danes Gabriel Axel, de uma beleza impressionante e com uma sutileza especial pelo cuidado com a fotografia e que nos faz pensar sobre o poder, a gastronomia e a influência da luta de classes. “Minhas tardes com Margueritte” outro belo filme do cinema francês, do diretor Jean Becker e com uma atuação impressionante de Gerard Depardieu e a ternura de Gisèle Casadesus nessa conquista da amizade através da literatura. O Filme brasileiro “O Tempo e o Vento” de Jayme Monjardim, filho da cantora Maysa, Monjardim realiza uma obra maravilhosa com seus trabalhos em novelas e no cinema, uma forma de prestigiar a cinematografia brasileira. Para finalizar a programação do Cine Naco, um clássico do japonês Akira Kurosawa, “Dersu Uzala” que recebeu diversos prêmios como o Oscar em 1976 ao melhor filme estrangeiro.
O Cineclube Provocação exibe o filme “Drácula de Bram Stoker” de Francis Ford Coppola, um dos grandes clássicos do estilo Drácula, um romance que tem seus inicios no expressionismo alemão com “Nosferatu” de Murnau de 1922 e que teve diversas sequelas como “Nosferatu, vampiro da noite” de 1979 de Werner Herzog ou “Drácula” de 1931 de Tod Browning e Karl Freund, uma experiência hollywoodiana desta franquia do conde multifacetico.
O cineclube Severina, coordenado pelo professor Edson Barbosa, realiza as atividades do Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania com duas atividades com alunos do Sistema de Educação de Jovens e Adultos do CEEJA Universitario, a exibição dos filmes do festival para os jovens no Museu Antropológicos da UFG com um dialogo posterior e visitação ao Museu proporcionando uma experiência diferente e aproximando a cultura a jovens em sua maioria trabalhadores que não tem acesso a sítios culturais durante a semana e o segundo encontro será realizado no Instituto Cultural Noé Luiz da Mota, mais conhecido como Catedral das Artes, onde os jovens poderão tem uma experiência muito especial com a cultura.
Para finalizar o Cineclube Kurosawa exibe “Angel’s Egg” de Mamoru Oshii e Yoshita Amaro. O cineclube Imigração com seus convidados da educação e cinema exibe o filme “NO” de Pablo Larrain sobre a sombria história do plesbicito de 1988, numa das ditaduras mais trágicas de America Latina, quando uma eleição derrotou o ditador e as profundas raízes que marcaram o Chile em nossos dias.
Acompanhe a programação dos Cineclubes goianos pelas Redes Sociais e por CINEGOIANIA.
Viva o Cineclubismo e o Cinema Goiano e Brasileiro.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre o filme “Antes do Amanhecer” No Cineclube Provocação:
- Saiba mais sobre o Projeto Sessão Dupla dos Cineclubes Vingador Tóxico e CinecluB. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme “No Balcão Vacio” Cinema Mexicano pelo Cineclube Imigração. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes de Setembro de 2024. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme “Vidas Passadas” no Cineclube Provocação. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o IX Encontro Anápolis de Cineclubes. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Debate “A Língua das Mariposas”. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Cumpre 10 Anos. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site