O CinecluB e o Museu Antropológico da UFG vão promover uma sessão com debate de um clássico dos cinemas. Se liga!
Claro, você deve estar se perguntando “Mas o que é filme B?”. Então vamos tentar entender isso primeiro.
O que é filme B?
O “filme B” foi criado há uns bons bocados de anos, quando houve uma bela de uma crise financeira nos Estados Unidos e o público já não frequentava tanto os cinemas. Os estúdios resolveram produzir filmes mais baratos, com orçamento baixo e atores desconhecidos, e os cinemas tinha a “dobradinha” de filmes, um de destaque onde tinham as grandes estrelas de Hollywood e outro sem grandes astros que em geral eram de faroeste, horror ou ficção científica.
Na época a grande maioria dos estúdios também eram donos de alguns cinemas e vinculavam essas “dobradinhas” de filmes A (com astros) e B (sem astros) produzidos por eles mesmos. Até que uma lei proibiu essa vinculação entre estúdios e cinemas. Então os “filmes B” foram perdendo a força nos cinemas.
Com o tempo, ficou apenas a lembrança dos filmes de horror que passavam depois daquele clássico do Hitchcok (diretor de grande sucesso da época) e por isso os “filmes B” perderam seu real significado e foi caindo na boca do povo com ideais de filmes independentes e de baixa qualidade. Produções com essas características como o clássico de horror A Noite dos Mortos Vivos (1968) acabaram sendo rotuladas como “filmes B”.
Deu para entender? Qualquer coisa manda um e-mail que gente desenha ou encaminha a pergunta de um milhão para os universitários. Agora, vamos seguir o baile.
O evento
O CinecluB (um clube goiano de filmes B) em parceria com o MA (Museu Antropológico – UFG), que tem o Projeto “Cinema no Museu” vão exibir uma sessão de um filme B, com direito a pipoca, café e debate.
O filme escolhido é o clássico Mad Max, mas é uma leitura de 1979 (Ozploitation), ou seja, imperdível.
1979 ‧ Drama/Fantasia ‧ 1h 35m
SINOPSE
Em um futuro distópico não muito distante, os recursos de óleo foram esgotados e o mundo está mergulhado em guerra, fome e caos financeiro. É quando o policial Mad Max, que não tem mais nada além de seus instintos de sobrevivência e retaliação, começa uma vingança contra a gangue que perseguiu e assassinou sua esposa e filhos.
Realização CinecluB e Projeto Cinema no Museu
Pipoca + Café
Após o filme o Debate
Debatedores:
- Coelho Nunes – Especialista em filme B
- Albérico Nogueira – Critico de filmes de ação
O que: Sessão de filme B + debate
Quando: Dia 05 de setembro, 19 horas
Onde: Museu Antropológico UFG (mini auditorium)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: https://www.facebook.com/events/920781428114065/
Texto por Mayara Scalon
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site