"Vidas Passadas" no Cineclube Provocação
Compartilhar no WhatsApp

“Vidas Passadas” no Cineclube Provocação

Colunas, Notícia

“Vidas Passadas” no Cineclube Provocação

O filme “Vidas Passadas” (2023) da diretora coreana Celine Song é um drama romântico que recebeu as indicações para melhor roteiro original e melhor filme na premiação do Oscar e foi aclamado em diversos festivais. Uma narrativa sobre encontros e desencontros, a imigração e a procura por melhores perspectivas de vida na Meca do capitalismo norte-americano, impactando o futuro de relações, amizades e paixões. A importância das Redes Sociais na conexão que fortalece amizades, proporciona novos amores ou afasta definitivamente as pessoas.

"Vidas Passadas" no Cineclube Provocação

O Cinema coreano ganhou destaque após as premiações de “Parasita” (2019) de Bong Joon-ho, uma ácida crítica social da sociedade sul coreana. O impressionante drama de ação “Oldboys” (2003) de Park Chan-Wook, sobre a vingança e as consequências que muitas vezes não estamos conscientes de como nossas ações afetam o entorno. Os sul-coreanos entraram na onda zumbi e realizaram “Invasão Zumbi” (2016) de Yeon Sang-Ho que não deixou o público impávido em suas poltronas, outro filme é “Okja” (2017) de Bong Joon-Ho, uma fantasia crítica que questiona o abuso do capitalismo e a importância da amizade. Para concluir esta resenha do cinema coreano temos “Taxidriver” (2018) de Jang Hun, uma denúncia política sobre o massacre de Gwangju, com a implantação de Lei Marcial pelo governo de Chun Doo-hwan em 1980, deixou milhares de vítimas entre estudantes e sindicalistas. O cinema coreano é uma descoberta interessante pela sua história e diversidade temática que tivemos acesso com a pandemia e a Netflix.

"Vidas Passadas" no Cineclube Provocação

A diversidade do cinema coreano pode ser explicada pelo perfeccionismo, o sistema metódico e a superação dos tigres asiáticos, Japão pôs bombas atômicas, o crescimento da pequena Taiwan, a ilha rebelde da China, o surgimento vietnamita do comunismo mundial ou a inserção da China comunista na liderança como potência econômica mundial. A Coreia do Sul é o resultado da guerra fria, o último resquício deste período que dividia o mundo em dois, um comunista e outro capitalista, onde as potências não se enfrentavam em conflito direto, porém dividiam os países através de sua influência política. A Coreia foi invadida e abusada por impérios que a tinham como território de dominação. A invasão japonesa entre 1910 a 1945 e a posterior Guerra da Coreia (1950-1953) que dividiu o país em um norte comunista que é vista como uma ameaça nuclear e uma Coreia do Sul capitalista, considerada como um exemplo para os países em desenvolvimento pelo investimento em educação e o crescimento econômica alcançado nas últimas décadas.

O debate do filme é realizado pelo canal do Youtube do Cineclube Provocação, coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu desde setembro de 2018, comemorando 6 anos de existência. As sessões on-line deixam marcas importantes como a sessão de fevereiro deste ano que exibiu o filme “A Cor Púrpura” chegando a 24 mil visualizações, ou a sessão de dezembro do ano passado “Boa sorte, Leo Grande” com 8 mil visualizações. O debate do filme “Vidas Passadas” provocou momentos de questionamento sobre o amor, o tempo e as decisões que transgridem as expectativas do futuro e nos fazem olhar para esta realidade tão dura e difícil em que estamos inseridos. Protegidos pelo conformismo e numa Roda Viva que gira e já não temos como abandonar.

Acompanhe a programação dos cineclubes nas Redes Sociais e no CINEGOIANIA.

VIVA O CINEMA E O CINECLUBISMO BRASILEIRO E GOIANO.

Assista o debate e inscreva-se na página do Cineclube Provocação:

 

 

Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre o filme “Vidas Passadas” no Cineclube Provocação:

  • Saiba mais sobre o IX Encontro Anápolis de Cineclubes. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Debate “A Língua das Mariposas”. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Programação de Agosto dos Cineclubes Goianos. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre as Atividades Cineclubistas no Museu Antropológico da UFG. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Festival Intercolegial de Video Ambiental e Cidadania (FIVAC). Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Cumpre 10 Anos. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cineclubismo no FICA. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Homenagem ao Cineclubismo Goiano Pela Alego. Clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *